Bom dia, Queridos Amigos!
Ultimamente em função da minha atividade empresarial tenho negligênciado um pouco as postagens, mas hoje resolvi escrever sobre um assunto muito interessante - Obsolência Programada e Obsolência Percebida.
Estas duas perspectivas foram criadas no pós-guerra, quando os industriais americanos estudavam uma forma de vender mais e com maior freqüência para os consumidores. De certa forma estas maneiras de trabalhar o mercado vêm contribuindo no incremento de vendas das empresas por longas décadas.
A Obsolência Programada é a forma encontrada pelos industriais de gerarem bens de consumo com vida útil programada, ou seja, a capacidade de fabricarem produtos que em determinado tempo irão necessitar de reposição. Parece que a Brastemp só foi entender o conceito no final dos anos noventa, aquelas máquinas aloçadas que eles faziam nunca iriam estragar ou nunca necessitariam de reposição - minha avó tem a mesma máquina de lavar roupas há quase vinte anos e esta em melhor estado que a minha Brastemp nova que tem míseros dois anos de uso.
No caso da Obsolência Percebida entende-se que os bens de consumo devam sempre mudar seus aspectos físicos a cada período de tempo. É o caso dos produtos que quando mudam o modelo ou estilo geram nova onda de compras - observamos muito isto em itens de vestuário, automóveis e aparelhos domésticos. Antigamente você comprava um par de calçados e bastava que fosse bonito para poder usá-lo, sem vergonha, por muitos anos - até gastar a sola, hehehe.
Hoje em dia as pessoas denotam certo mal-estar quando usam itens que "percebem-se obsoletados" como roupas da moda do ano anterior, calçados da moda inverno passado ou até mesmo carros que acabaram de lançar novos modelos - mesmo que a mudança seja apenas uma sinaleira. São as necessidades que se criam nas mentes mais suceptíveis ao Marketing e aos preceitos das duas teorias de obsolência.
De certa forma todos nós estamos à mercê destas técnicas, devemos não nos deixar levar pelas mesmas. Ao menos devemos evitar as pressões da obsolência percebida que é psicológica, já a obsolência programada não há como evitar, os produtos irão estragar ou obsoletar-se por troca de tecnologia - é o caso dos computadores e seus componentes (memórias DDR, DDR2, HD Sata e IDE´s).
O consumidor é quem paga o pato sempre, mas não deixe de movimentar a econômia só por causa disto - a única saída seria a revolução (hehehe) ou revolta.
Abraços
Helbert Bello
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário